Breve informação medi skin care 2022-07-07T15:01:59+00:00

Breve informação acerca das principais substâncias naturais presentes na gama medi skin care

Ureia

A Ureia é um componente orgânico que faz parte do factor de hidratação natural, e quando aplicada em formulações tópicas aumenta a capacidade de retenção de água na pele. Em cremes com concentrações entre 3% e 10 %, tem acção hidratante e antibacteriana, sendo a base do tratamento de várias condições dermatológicas quando a pele muito seca é factor provocador de prurido ou lesões (eczema, dermatite atópica, psoríase, etc ). Em concentrações de 20% ou mais, é usada como queratolítico para tratamento de lesões muito ásperas (hiperceratósicas) que são mais comuns nas áreas extensoras como cotovelos, joelhos e pés. Melhora na hidratação, brilho e elasticidade da pele, bem como na diminuição dos sintomas de prurido e formigueiro, ligados a falta de hidratação cutânea, que são muito frequentes em pernas e pés principalmente em doentes com doença venosa, pois a pele é mais fina, seca e áspera. A reconhecida poderosa acção hidratante da ureia torna-a numa das substâncias mais importantes para saúde da pele. O composto orgânico – encontrado principalmente na urina e no suor – é capaz de transportar a água presente no interior dos vasos sanguíneos para as células da pele, promovendo uma maior hidratação do tecido e um efeito esfoliante que diminui a espessura da pele.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Castanha-da-índia extracto de, (Aesculus Hippocastanus L)

Contém vários princípios activos, incluindo, heterosídeos cumarínicos, (Escina) e bioflavanóides (Quercetina, Campferol e Esculina). Os derivados cumarínicos agem nos distúrbios vasculares periféricos e nos edemas proteicos, retiram as proteínas do interstício e promovem a drenagem linfática. A escina actua sobre os distúrbios vasculares periféricos e sobre o edema. Os bioflavonóides possuem acção anti-inflamatória, por inibirem o ciclo da lipoxigenase e cicloxigenase.Como resultado destas funções, não há libertação dos principais mediadores inflamatórios (prostaglandinas e leucotrienos), redução da permeabilidade capilar, redução da inflamação e da dor. A Castanha da India é indicada na fragilidade capilar, varizes, insuficiência venosa, hemorróidas, tromboflebite, edema. As propriedades circulatórias da Castanha Indiana foram pela primeira vez avaliadas cientificamente através de observações de Artault e Vevey. Estudos posteriores determinaram que a escina apresenta comprovadas propriedades antiinflamatórias, venotonicas (aumenta a resistência capilar), anti exsudativas e anti edematosas. Este conjunto de acções é considerado como actividade vitamínica P (Tarayre J. e Lauressergues H., 1975).
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Mentol – Mentha piperita L. Sinonímia

Proporciona uma sensação refrescante , revigorante, tonificante e calmante da pele salienta-se ainda a sua capacidade de baixar a temperatura local da pele, promovendo uma sensação de frescura e acção anti-edematosa, O Mentol é um componente comumente encontrado em fragrância pertencendo às mesmas categorias utilizadas em perfumaria, sendo que sua propriedade volátil, típica dos álcoois aos quais pertence, faz com que se evapore em tempo curto.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Hamamélis – Hamamelis virginiana

Contém vários princípios activos, nas folhas e casca, taninos gálicos, catacóis condensados, hamamelitanino, eugenol, hexenol, safrol, etc Os taninos produzem um efeito adstringente (e por isso são indicados como hemostático local e cicatrizante). A propriedade adstringente é caracterizada por precipitar proteínas das células superficiais das mucosas e tecidos, formando revestimentos protectores, diminuindo as secreções e protegendo das infecções. Também diminuem a sensibilidade da pele, sendo útil no tratamento de queimaduras Os hamamelitaninos (taninos presentes na casca) demonstraram possuir actividade antioxidante contra radicais superóxido, inibindo também a despolimerização do ácido hialuronico e provocando, a contracção da túnica muscular das veias (Bernard P., 1977). O conjunto de taninos conferem as famosas propriedades adstringentes e hemostáticas quando se utilizam formas galénicas de uso tópica feitas de Hamamélis (Masaki H. et al., 1993). Os flavonóides proporcionam um efeito vitamínico P, produzindo uma acção flebotonica, vasoprotectora e capilarotrópica, uma vez que diminuem a permeabilidade capilar, acção esta reforçada pelas leucoantocianida, muito útil nas varizes.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Óleo de rícino

O óleo de rícino combate as infecções por inibir o crescimento de bactérias e fungos, e ele também possui excelentes propriedades antivirais. É um excelente antioxidante e contém muitos compostos que ajudam a combater os efeitos do envelhecimento. O óleo de rícino para cuidar da pele é, certamente, um dos melhores tónicos naturais, e pode ser usado para: Limpar; Nutrir; Hidratar; Desintoxicar; Suavizar a pele; Curar escoriações e infecções; Diminuir irritações.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Lupulo – Humulus lupulus L.

As propriedades medicinais que se destacam no lúpulo são : antibacteriano, antiespasmódico e relaxante muscular. A acção adstringente dos taninos e também dos flavonóides, promovem o fecho dos poros e reduzem o excesso de oleosidade da pele conferindo efeito tónico e refrescante.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Óleo de girassol

O Óleo de Girassol é rico em vitamina E, o que favorece especialmente a pele, protegendo-a do envelhecimento acelerado. Directamente aplicado na epiderme, ainda contribui para sua hidratação. O óleo obtido da semente de girassol traz o ácido linoleico, favorecendo não somente a pele, como, também, o sistema endócrino; previne a formação de cicatrizes e minimiza o aspecto das rugas. Ou seja, um aliado de primeira da saúde e da aparência.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Jojoba

É usado o óleo extraído das sementes de Simmondsia ehinensis e Simmondsia ealiforniea (Buxaceae) Tem aplicação em produtos cosméticos nas concentrações de 1% a 5%, como emoliente, principalmente para pessoas com pele seca e sensível.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Calêndula

É obtida das flores de Calendula officinalis (Asteraceae), ricas em flavonóides, triterpenos, taninos, ácido salicílico, esqualeno e óleos essenciais, entre outros compostos. Tem acção anti-inflamatória, anti-séptica, adstringente, cicatrizante, emoliente e activadora da circulação
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Camomila

Os extractos são obtidos dos capítulos florais de Matricaria chamomila (Compositae), contêm azuleno, α-bisabolol, cumarinas (umbeliferona e metilumbeliferona) e flavonóides (apigenol, luteolina e quercetina), entre outras substâncias. Os extractos de camomila também são usados em produtos dermatológicos e cosméticos por sua acção tópica anti-inflamatória, antialérgica, descongestionante e refrescante.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Citronela

É utilizado o óleo essencial de Cymbopogon sp. (Gramineae). Contém citronelal, citral, geranial, neral, isovaleraldeído, decilaldeído, cetonas, álcoois como geraniol, nerol, metileptenol, farnesol, terpenos, como depenteno e mirceno. Contém, ainda, triterpenóides (cimbopogonol e cimbopagona). O óleo é usado contra picadas de insectos e feridas. A planta também é muito usada na aromaterapia
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Pantenol – pró vitamina B5

O ácido pantotênico é um constituinte natural da pele, que também pode ser sintetizado por bactérias intestinais, e é encontrado na carne, grãos integrais, gérmen de trigo, soro do leite, rins, fígado, coração, verduras, levedura de cerveja, frutas secas, frango e melaço.
Formulações cosméticas com 1% e 5% de pantenol reforça a hidratação da camada protectora natural da pele, que previne o envelhecimento e doenças como a escamação. O pantenol é muito utilizado em produtos cosméticos, em produtos para a pele, estimula o crescimento das células e com isso a renovação celular, além de manter a pele hidratada pois absorve água e retêm. Justamente por estimular a renovação celular auxilia na cicatrização de feridas.

Bibliografia
SCHAWENBERG, P.; PARIS, F. Guia de las Plantas Medicinales. Omega.1980
PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª edição. 1998.
CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.
Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. Reader’s Digest do Brasil. 1ª edição. 1999.
TESKE, M.; TRENTINI, A. M. Herbarium Compêndio de Fitoterapia. Herbarium. Curitiba. 1994.
SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos Livraria Editora.
2000.
PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ªedição. 1998.
TESKE, M.; TRENTINI, SCHAWENBERG, P.; PARIS, PDR FOR HERBAL MEDICINES. 1ª edição. 1998
ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. 1ª edição. Isis Editora. Buenos Aires 1998.