Conselhos para as suas pernas 2018-11-16T10:28:24+00:00

Alguns conselhos para tratar melhor as suas pernas

Evite ficar de pé por lon­gos perío­dos. Se o seu tra­bal­ho exi­gir  estar de pé, deve mover as per­nas fre­quente­mente, dar pas­sos e flex­ionar os joel­hos ou realizar qual­quer tipo de movi­men­to que ative a cir­cu­lação. Exis­tem meias de com­pressão espe­ci­ais para evi­tar ou mel­ho­rar as varizes, o seu uso é recomen­da­do para quem tem que ficar muito tem­po de pé dev­i­do ao seu tra­bal­ho. Con­sulte o seu médi­co, ele vai acon­sel­há-la e indicar-lhe a mel­hor solução.

Tam­bém o fac­to de tra­bal­har­mos muitas horas sen­ta­dos, pode ser um prob­le­ma para a cir­cu­lação. Deve­mos, por isso, ficar de pé e cam­in­har, mes­mo que seja ape­nas alguns pas­sos, e flex­ionar as per­nas e os pés,tentando evi­tar a imo­bil­i­dade dos mem­bros infe­ri­ores.

As mul­heres são mais propen­sas que os home­ns a sofr­er de varizes, mes­mo ain­da jovens. As calças muito aper­tadas impe­dem a cir­cu­lação san­guínea,  levan­do não só ao aparec­i­men­to de varizes, mas tam­bém a infla­mações nas per­nas.

Exposição solar exces­si­va pio­ra as varizes. Algu­mas mul­heres acred­i­tam que o sol e o bronzea­do podem, além de ben­e­fi­ciar, escon­der as varizes, mas na ver­dade o que acon­tece é que o calor dila­ta as veias ain­da mais, pio­ran­do o quadro exis­tente.

Pelo menos 30 min­u­tos por dia deite-se e eleve as per­nas, isso aju­da a evi­tar e pre­venir as varizes. Pro­cure uma posição con­fortáv­el e coloque almo­fadas ou trav­es­seiros para lev­an­tar e des­cansar as per­nas. Faça tam­bém cam­in­hadas a pé, pas­seios de bici­cle­ta e vá nadar, pois são exer­cí­cios impor­tantes para mel­ho­rar e pre­venir as doenças venosas.

Nos seus cuida­dos diários ten­ha em atenção alguns con­sel­hos:

No ban­ho use uma espon­ja e passe des­de os pés até a vir­il­ha, em movi­men­tos cir­cu­lares, é uma exce­lente mas­sagem para estim­u­lar a cir­cu­lação, pre­venir varizes e celulite.

Para além da água quente na ban­heira ou chu­veiro, é bené­fi­co para as varizes, inter­calar jatos de água quente e água fria.

Mas­sa­jar as per­nas com um creme/gel com cas­tan­ha-da-india (medi day gel) após o ban­ho, estim­u­la a cir­cu­lação, previne varizes e man­tém a pele elás­ti­ca e hidrata­da.